12 de outubro de 2015

Viajar durante a gravidez

Los Roques, Venezuela
Como gosto muito de viajar, a gravidez não seria um impeditivo para me deliciar com novas paisagens, línguas e culturas. Já sabemos que gravidez não é doença.  Então por que não aproveitar essa fase maravilhosa?

Bem, isso também dependerá de como você, mulher grávida, está se sentindo. Eu não tive um enjoo durante a gravidez e me senti bem a gestação inteira. Às vezes sentia uma dorzinha nas costas, mas nada que uma caminhada em um lugar diferente ou uma trilha não me fizesse melhorar.

Por me sentir bem a gravidez inteira, não me abstive do prazer de viajar. Segue aí alguns passeios feitos nessa fase.

Viagens

Quando estava com duas semanas de gravidez, nem sabia que estava grávida, lá estávamos nós no arquipélago de Los Roques, no Caribe, Venezuela.

Los Roques, Venezuela


Como não sabia que estava grávida, não tinha como comunicar à empresa aérea sobre a minha situação. Como fui para Caracas pela TAM, de qualquer forma não teria nenhuma exigência. Diferente da Avianca. 

Quando eu estava com seis semanas de gravidez tive que fazer uma viagem a trabalho para o Rio de Janeiro, fui e voltei no mesmo dia. A empresa aérea foi a Avianca, que com qualquer idade gestacional exige que a gestante assine um termo de responsabilidade. É um formulário simples  para preencher e assinar. A Avianca é uma das empresas aéreas com mais restrições para gestantes, então talvez seja melhor dar preferência a outras companhias caso você esteja gestante.

Com oito semanas de gestação fui apresentar um trabalho em Montevidéu, no Uruguai, aproveitei para conhecer a cidade e dar um pulinho em Colônia del Sacramento, cidade muito bonita. 

Montevidéu, Uruguai

Colônia del Sacramento, Uruguai

A viagem foi bem tranquila. Ter prioridade no embarque é ótimo. Essa viagem foi pela Gol, que não exige nenhum tipo de documento até a 27a semana de gestação.

As viagens de carro também foram tranquilas. Fomos duas vezes para a Chapada dos Vendeiros, GO, com cinco e seis meses de gravidez. As trilhas também foram tranquilas.





Antes de engravidar eu tinha comprado uma passagem para Orlando em uma super promoção, R$600,00 ida e volta com taxas incluídas, fazendo a volta ao mundo para chegar lá depois de 24h, rs.  Bem, chegando perto da data de embarque eu ainda estava em dúvida se iria. Como eu estava super bem, resolvi ir, o máximo que poderia acontecer era do Frederico ser americano. Lá fui eu, com 34 semanas de gestação embarcar em um voo de 24h para Orlando. 

A viagem foi bem tranquila. Fomos de TAM até Porto Alegre depois de United até Orlando. Lógico que antes fui me consultar com os meus obstetras para saber se estava tudo bem e se poderia viajar. Os dois me deram atestados médicos autorizando a viagem. Tirei várias cópias e autentiquei tudo em cartório, pois haveria muitas conexões na ida e na volta. Bem, no fim nenhuma companhia aérea, em nenhuma das conexões, pediu o atestado. Na United eles não exigem até 36 semanas, na TAM exigem, mas não cobraram. Depois das 27 semanas, independente da companhia aérea, recomendo levar o atestado, vai que você perde o voo, te colocam em outra companhia. E sempre pedem um documento quando você não tem. Então é melhor não pedirem e você ter do que pedirem e você não ter.

Em Orlando alugamos um carro e passamos 10 dias viajando  pelo oeste dos Estados Unidos.

Savannah, Geórgia 

Savannah National Wildlife Refuge, com os crocodilos

Charleston, Carolina do Sul

Blue Ridge Parkway, Carolina do Norte

Jack Daniel`s Destilary, Nashville, Tennesse

Asheville, Carolina do Norte


Com 36 semanas de gestação voltei para casa. Frederico nasceu 14 dias depois, com 38 semanas.


Na nossa casa em Brasília

Exigências das companhias aéreas.


Existem regras para grávidas viajarem de avião? A maior parte das empresas aéreas apresentam determinadas regras para viagens de gestantes. Fiz uma tabela com as principais exigências de cada empresa. Sempre olhe o site da empresa antes de viajar.


Informações retiradas de:
Avianca
http://www.avianca.com.br/informacoes_sobre_viagem/prepare_sua_viagem/gestantes
Gol
http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/passageiros-especiais/gravidas/Paginas/gravidas.aspx
Tam
https://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=b40b403be14da210VgnVCM1000009508020aRCRD
Azul
http://www.voeazul.com.br/servicos/embarque-de-gestantes
United
https://www.united.com/web/pt/content/travel/specialneeds/pregnancy/default.aspx
American airlines
https://www.aa.com/intl/br/informacoesDeViagem/dicasDeViagem/viagemDuranteGravidez/viagemDuranteGravidez.jsp
Copa
https://www.copaair.com/sites/cc/pt/informacion-de-viaje/pages/pasajeros-con-prioridad.aspx
Air france
https://www.airfrance.com.br/BR/pt/local/guidevoyageur/assistance/particuliere_femme_enceinte.htm
Tap
http://www.flytap.com/Portugal/pt/planear-reservar/preparar-viagem/necessidades-especiais/mulheres-gravidas


Durante a viagem


  • Antes da viagem vá ao seu obstetra e verifique com ele se está tudo bem. Peça o atestado autorizando a viagem. Em caso de voos internacionais, além da via em português, faça um atestado em inglês ou na língua oficial do país de destino.


  • Algumas mulheres sofrem com retenção de líquido e inchaço nos pés. Eu fui com meia de compressão, para evitar o inchaço depois das longas horas de voo. 


  • Procure sentar no corredor, pois durante a gravidez vamos ao banheiro com bastante frequência, e é muito ruim ter que passar por um monte de gente com aquele barrigão. 


  • Se estiver com a barriga grande, no final da gestação, peça ao comissário de bordo para verificar se existe algum lugar com duas poltronas vazias, assim você fica com mais espaço, e as vezes dá até para colocar as pernas para o alto.


  • Procure um seguro viagem. Alguns seguros de cartões de crédito não cobrem a gravidez. Quando fui, infelizmente não fiz seguro, pois nenhum cobria gravidez após 34 semanas, pelo menos não encontrei. Então fui apenas com o do cartão de crédito, que cobria os casos que não envolvia a gravidez.

Para mim as viagens foram bem tranquilas, mas isso dependerá da disposição de cada uma e do estilo de vida e viagem.

Na gravidez temos que tomar alguns cuidados, mas não deixar de curtir a vida.


Boa viagem!










Um comentário:

  1. Adora esse seu post! Sempre venho aqui me informar qdo surge alguma dúvida sobre viajar na gravidez :)

    ResponderExcluir